O número 13 era considerado glorioso para civilizações antigas, que era associado de forma positiva ao 13º estágio do ser humano:a passagem da morte, como modo de redenção.
A deturpação negativa foi iniciada pela igreja cristã, pela oposição as religiões pagãs. Quando a figura nórdica de Frigga ( que deu origem ao fridag, ou seja, a sexta feira), a deusa do amor e do sexo foi caracterizada como uma bruxa, difamada por ser o 13º membro de uma reunião religiosa; Diziam que era a reunião de 12 bruxas e o 13º seria o Diabo. Esta superstição espalhou-se pela Europa e logo tornou a sexta feira 13, um dia de mau agouro.
A Sexta feira>
Foi o dia da semana da crucificação de Jesus Cristo, e tida, desde então, como um dia de desgraças. Com a forte influência da Igreja Católica na época, uniu a denigridão do número 13 com a morte de Jesus na cruz, para causar intimidação a religiões pagãs. É dito que neste dia não há proteção divina, e fora da Igreja, estaríamos a merce dos maus espíritos.
A Numerologia>
Dentro da Umbanda o dia consagrados a Exús e Pomba Giras ( espíritos em evolução, que resguardam a ordem e a disciplina) é 13 de junho, também dia de Santo Antônio (Orixá Exú).
No Tarô, a carta 13 têm como símbolo um caixão e a morte. Devo lembrar que esta carta não pode ser interpretada sozinha, de modo que ela pode significar 'um novo ciclo', ou seja, o fim de um ciclo para o início de outro, o que nem sempre é ruim.
No Mapa Numerológico caracteriza a necessidade de transformação interior e as situações que cercam sua vida.
Nascidos sob a numerologia 13 têm o poder de mudar ou se adaptar no ambiente ao seu redor com facilidade.
Treze também foi um número presente na Santa Ceia: 12 Apóstolos e Jesus.
Para o mundo Esotérico o treze possui 3 leituras: 1> que representa a consciência divina que é Deus, 3> representando a Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo) e a soma 1 + 3= 4, que representaria a Cruz (quatro pontas), lembrando o sacrifício de Jesus, alertamos que somos pó, e ao pó voltaremos.
Astrologicamente, rege Escorpião, governando os órgãos de reprodução, o nascimento, a morte e a transformação.
Pelas pessoas que se utilizam do dia de para cometer crimes contra animais de cor preta, principalmente gatos, peço que NÃO DOE ANIMAIS HOJE. Isso se não tiver a plena certeza da índole daquele que adota.Na Idade Média havia superstição, bruxaria e febre religiosa. O gato, como animal independente e solitário, captou a atenção tanto de pagãos como cristãos, pois seus olhos brilhavam a noite, e foi timbrado como personificação do diabo.
Muitos são os exemplos benéficos do número 13, que deve ser encarado como um recomeço interno, a chance de iniciar uma nova fase em nossa jornada. É preciso ampliar nossos horizontes e se basear mais que em um senso comum, onde a superstição negativa têm se preservado como uma tradição, passada de pai para filho. Tenhamos bons olhos, pois um número sozinho não tem o poder de designar nosso destino. Quem traça este caminho somos nós, acrescidos de nossas atitudes. Por isso, liberte-se dos grilhões negativos e aproveite este dia de mudanças!