Mesmo com o fácil acesso a informações e com os milhares de templos de Umbanda localizados no Brasil e no mundo, a discussão sobre a atuação dos Exús e Pomba Giras ainda beiram o desconhecido, para a maioria das pessoas. São Entidades de luz, e também chamados de "Policiais Espirituais' , pois agem diretamente em nossa defesa e aplicam os retornos necessários, a nossa e também a sua própria evolução.
O fato é que existem sim, três classificações evolutivas aplicadas à Eles, que pode modificar de acordo com seu aprendizado.
Dentro das denominação "Exú" e "Pomba Gira" são considerados em primeiro grau Espadados, ou seja, sem nenhum conhecimento de sua condição e estão sem luz, aguardando seu recolhimento por uma falange. Depois vem os graus: PAGÃOS, BATIZADOS e COROADOS. stas denominações irão afetar sua hierarquia dentro da falange, sua evolução no plano espiritual e consequentemente sua atuação em Terra.
Então define-se:
EXÚ PAGÃO> Este espírito não tem discernimento entre BEM e o MAL, e pode usufruir do nome da falange que o acolheu para trabalhar em malefício de alguém em troca de oferendas. Pode evoluir na classificação, se demonstrar interesse na aprendizagem.
Quando pego dentro da falange realizando magia negativa é punido (retornando a ordem a quem pediu) e se não houver interesse de ascensão recebe a nomenclatura Kiumba (Espírito fadado às trevas e sem regeneração).
EXÚ BATIZADO> Este é um espírito mais evoluído que busca dentro da falange o seu crescimento. Sabe distinguir o BEM do MAL , e pratica-os em plena consciência. Está a serviço do Bem, mas a postura do médium pode influenciá-lo.
EXÚ COROADO> Recebem esta classificação através do processo de aprendizagem, e compreendem que apenas a prática do BEM levará os Espíritos e os seres humanos a evolução, sendo assim não praticam o MAL. Usa de sabedoria nos terreiros e se assemelha aos Pretos Velhos e aos Caboclos por sua postura.
Lembro que o processo evolutivo cabe tanto à nós quanto aos Guardiões, e que atitudes deturpadas irão refletir diretamente na ascensão e classificação do nosso protetor (a). Seja responsável com sua missão e com seus Guias. (Karol Souza - Ivi Izys)